Você sabe como ensinar o gato a usar a caixa de areia?.
De uma forma geral a grande maioria dos gatos já têm o instinto de fazer suas necessidades na areia, muitas vezes aprendem com suas mães, porém como toda regra tem sua exceção existem animais que não sabem onde é o lugar correto para fazer suas necessidades ou, as vezes, com o tempo, parecem desaprender.
Então se você começou a educar um gato que nunca usou uma caixa de areia ou um gatinho que desaprendeu o local correto, acompanhe algumas de nossas dicas.
Escolhendo a caixaTamanho da caixa de areia – Nossa primeira dica é com relação ao tamanho da caixa. Dê preferência para uma caixa grande , num geral os gatos gostam de ter espaço para eliminar suas necessidades.
Além disso, eles ficam menos propensos a determinar que a caixa tá muito cheia ou suja. Porém, é importante ficar atento caso seu gato seja filhote ou idoso, nesses casos o recomendável são caixas grandes mais com os lados baixos para que ele consiga sair e entrar na caixa sem muita dificuldade.
Caixas de areia coberta ou descoberta – Como tudo na vida existe o lado bom e ruim com as caixas cobertas e descobertas acontecem a mesma coisa.
A grande vantagem de uma caixa de areia coberta é a privacidade, que por incrível que pareça é valorizada por alguns animais.
A desvantagem é que o odor fica abafado, tornado a caixa suja para o animal mais rapidamente. E para gatos muito grande as caixas cobertas dificultam a sua movimentação.
Obtenha mais de uma caixa – Caso você tenha espaço suficiente em sua casa tente disponibilizar mais de uma caixa de areia , principalmente se o gato for filhote e se você tiver mais de um gato. O recomentado é uma caixa de areia para cada gato.
Onde colocar a caixa – Os gatos possuem instinto natural, por isso enterrar seus resíduos faz parte de sua rotina, porém se a caixa tiver suja ou inacessível ele vai buscar outro local para fazer suas necessidades.
1. Facilite para seu gato chegar até o local da caixa, evite deixar obstáculos dificultando assim o acesso do animal ao local; 2. De forma alguma coloque a caixa de areia no local onde está disponibilizado a comida do animal; 3. Escolha um local tranquilo para colocar a caixa de areia. Evite colocar a caixa em local de grande circulação.
Manutenção da caixa de areiaUse a quantidade certa – O ideal é utilizar a quantidade certa de areia para evitar desperdiço, bagunça ou criar odor e tornar a limpeza mais difícil.
Alguns especialistas no assunto recomendam encher a caixa de areia com cerca de quatro polegadas (10,16 cm) de areia permitindo que o animal tenha um pouco de liberdade para cavar e enterrar seus dejetos.
Aconselhamos a inciar com duas polegadas (5,08 cm) e observar a reação do seu animal, caso pareça insatisfeito você pode ir aumentando a quantidade até chegar as quatro polegadas.
Mantenha uma caixa de areia limpa – No processo inicial de aprendizado é importante deixar uma pequena quantidade de resíduos líquidos e sólidos para que o animal lembre o local correto para ele eliminar os resíduos.
Porém, uma vez que seu gato já aprendeu onde é local correto, o ideal é manter a caixa de areia sempre limpa, pois os gatos são animais limpos e uma caixa suja faz com que ele evite o local. O recomendável é :
Retirar os dejetos líquidos e/ou sólido diariamente. Alguns especialistas chegam a recomendar essa limpeza pelo menos duas vezes ao dia;É importante a limpeza completa da caixa pelo menos uma vez na semana. Use água e sabão neutro, não faça uso de produtos químicos pois podem deixar cheiros que o iniba de usar a caixa; Depois de lavar a caixa de areia não esqueça de secá-la completamente.
Afinal, como ensinar o gato a usar a caixa de areiaAprenda a programação do seu gato – Tente entender a rotina do animal. De forma geral, os gatos costumam eliminar os dejetos depois de tirar um cochilo, depois de brincar ou depois de comer, isso irá ajudá-lo a auxiliar nos primeiros dias do aprendizado;
Faça brincadeiras com seu gato perto da caixa – Levando em consideração que seu gato precisa eliminar depois de brincar, busque no inicio fazer brincadeiras próximo a caixa, assim você vai conseguir direcioná-lo para o local correto;
Ensine-lhe – Se o gato nunca aprendeu a usar uma caixa de areia talvez se faça necessário mostrar como é feito, isso significa que você deve conduzi-ló até o local desejável quando ele estiver próximo a eliminar;
Nunca grite com o seu animal – Não se educa um animal através de gritos, lembre-se que seu gato não está fazendo no local com o intuito de te deixar irritado, ele pode estar com problemas de saúde, a caixa disponível para ele não atende suas necessidades ou ele ainda não aprendeu o local correto. Tenha paciência, gritar com o animal só o deixará com medo e o afastará da caixa.