Josué 1:9 — “Seja forte e corajoso” - mensagem do dia!

Notícias da TV 06/01/2021 Relatar Quero comentar

“Não lhe ordenei que seja corajoso e forte? Não fique apavorado nem tenha medo, pois Jeová, seu Deus, estará com você aonde quer que você for.” — , 

“Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o SENHOR, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” — Josué 1:9, .

Explicação de Josué 1:9

Com essas palavras, Jeová  Deus garantiu para o seu servo fiel Josué que ele poderia ser “corajoso e forte”, mesmo enfrentando situações difíceis e desafios que pareciam impossíveis de ser superados. Se Josué obedecesse às leis de Deus, ele não teria nenhum motivo para ter medo do futuro, porque Jeová estaria do lado dele o ajudando. Deus mostrou que estava com Josué por instruí-lo e ajudá-lo a vencer seus inimigos.

O que ajudaria Josué a ser “corajoso e forte”? Ele podia ser encorajado e fortalecido pelos escritos inspirados que Jeová já tinha providenciado naquela época. Esses escritos incluíam “toda a Lei que Moisés, [servo de Jeová], ordenou [a Josué]”.  () Jeová disse o que Josué deveria fazer com o livro da Lei: “Leia-o em voz baixa dia e noite” ou, como diz a , ele deveria “meditar [nas palavras deste livro] de dia e de noite”. () Essa leitura e meditação ajudaria Josué a ficar cada vez mais determinado para fazer a vontade de Deus. Daí, Josué precisava agir de acordo com o que ele aprendia na Palavra de Deus, “para obedecer cuidadosamente a tudo o que estava escrito nela”. Se ele fizesse isso, ele agiria de maneira sábia e seria bem-sucedido. E foi exatamente isso o que aconteceu. Embora ele tenha enfrentado desafios, Josué teve uma vida satisfatória como fiel adorador de Jeová. — .

As palavras de Jeová para Josué também nos encorajam hoje. Elas mostram como Jeová se importa com todos os seus servos, especialmente quando eles enfrentam dificuldades. Ele quer que seus servos vençam os desafios, assim como Josué venceu. E assim como Josué, eles podem ser corajosos e fortes por ler e meditar regularmente na Palavra de Deus, a Bíblia, e daí agir de acordo com o que aprendem.

Comentário do usuário