China ameaça e prende opositores do Partido Comunista

will 06/01/2021 Relatar Quero comentar

O Partido Comunista da China (PCC), fundado pelo ditador Mao Tsé-Tung, já governa o país asiático há 57 anos. Não raramente, seu poder é usado para silenciar as vozes de quem critica o partido, os políticos ou o regime do país. O levantamento foi publicado no Pleno News.

O Governo chinês, hoje liderado por Xi Jinping há 8 anos, já foi diversas vezes acusado de ferir os direitos humanos, inclusive, cerceando as liberdades de imprensa e de expressão e até mesmo de fazer coleta forçada de órgãos de presos políticos para a realização de transplantes.

Leia os casos de pessoas que foram cerceadas, ameaçadas e até mesmo presas pela China após se oporem ao governo comunista do PCC.

1. Jack Ma, segundo homem mais rico da China

Bilionário Jack Ma criticou o sistema regulatório da China Foto: Reprodução

Jack Ma, fundador do site Alibaba e segundo homem mais rico da China, não foi mais visto em público após fazer críticas contra o governo do país asiático, dois meses atrás.

Na última vez em que o bilionário apareceu em público, ele criticou o sistema regulatório da China e disse que os bancos chineses são responsáveis por desacelerar o processo de inovação de empresas.

Após as declarações, o presidente chinês, Xi Jinping, ordenou a suspensão da oferta pública de ações (IPO, em inglês) do Ant Group, de propriedade do empresário.

Uma porta-voz do Alibaba informou à agência Reuters que a ausência do empresário ocorreu devido a um conflito de agenda, mas no dia 19 de novembro, o Governo chinês usou o quadro , de Kaii Higashiyama, para ameaçar Jack Ma.

A pintura, com uma nuvem em forma de cavalo, foi publicada em um artigo intitulado “Não fale impensadamente, não faça o que quiser. As pessoas não podem agir por vontade própria” logo após a convocação do empresário para interrogatório. A relação é que o nome chinês do empresário, Ma Yun, significa, literalmente, “cavalo nuvem”. Em outras palavras, o recado do governo chinês teria sido de que o empresário não era nada além de uma nuvem.

2. Li Wenliang, médico que descobriu o coronavírus

Li Wenliang tentou alertar sobre coronavírus Foto: Reprodução

O oftalmologista chinês Li Wenliang, foi considerado um herói por ter descoberto a disseminação do novo vírus ainda em dezembro de 2019 e ter alertado colegas sobre a doença. Em uma rede social chamada Weibo, uma espécie de Twitter chinês, Wenliang contou que enviou mensagens a colegas no dia 30 de dezembro, avisando sobre um novo vírus que estaria em circulação.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário