Dicas para gatos: Como cuidar dos pelos de gato para evitar problemas de saúde

Matérias Oficiais(+10% Clicks) Amélia 18/01/2021 Relatar Quero comentar

Olá pessoal. Siga para saber todas as notícias e muito mais em primeira mão! Se gostou das notícias, não esquece de compartilhar com seu amigos.

É comum que os gatos tenham problemas de saúde por causa dos pelos . Seja porque ingeriram pelos demais enquanto se higienizavam ou porque os pelos podem camuflar uma obesidade. Mesmo assim, a tosa não é indicada para fatores estéticos, já que os malefícios dela ao gato superam os benefícios.

Segundo o veterinário Raphael Clímaco, da Plamev Pet, os gatos domiciliados perdem os hábitos que a espécie necessita, como a capacidade de atividade constante. 

Isso geralmente provoca um aumento constante do peso corporal do felino, levando-o a um quadro de obesidade – que também pode provocar outros problemas de saúde. Os pelos, principalmente os longos, podem camuflar o aumento dessa gordura, que geralmente fica concentrada na região do abdômen.

“Você olha e acha que ele está magro. Dá para ver e sentir as costelas dele. E, de fato, ele pode estar magro. Mas é na região abdominal que ele acumula a maior parte da gordura. E os gatos acabam tendo essa região coberta por pelos.

O que pode atrapalhar a visibilidade”, diz o veterinário. De acordo com o médico, o tutor mais atento geralmente apalpa o gato e sente que ele está ganhando gordura nessa região da barriga. 

Continua após a publicidade

Outro problema comum é a ingestão de pelos durante a higiene dos gatos, quando eles tomam banho, se lambendo por inteiros. “Quando o animal tem muitos pelos, ele acaba engolindo muito também.

Isso é tido como um problema de saúde, porque o pelo pode ficar congestionado dentro do estômago e gerar problemas de obstrução, podendo levar a, inclusive, um caso cirúrgico”, afirma.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário